Page 37 - Clinica_Animal_1-2018
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        cia geral no funcionamento da empresa. Necessariamen‑  Planificação estratégica
        te, o facto de se incorporar uma pessoa que se especia‑  Mas, que caminho a seguir? Como saberemos qual é? Tal
        lizaria neste tipo de tarefas, melhoraria não só a   como o explorador, antes de partirmos, temos de ter estu‑
        eficiência, como também a eficácia dos processos que   dado os mapas, analisado a dificuldade da orografia, saber‑
        se realizam na clínica.                        mos se fisicamente estamos preparados para realizar o
          Este exemplo pretende ilustrar a diferença que pode mar‑  caminho e se contamos com os recursos necessários para
        car o facto de se ter implementado um sistema de gestão   alcançar com êxito a nossa meta final. Isto faz tudo parte
        na clínica. Como este, podem ‑se citar muitos outros, mas   de um estudo e investigação que idoneamente se deveria
        todos os que ilustremos terão sempre algo em comum:   realizar antes de iniciar a aventura empresarial, especial‑
        derivam de uma análise da situação atual no centro graças   mente se pretendemos sobreviver com êxito. Isto é o que
        à existência de um método sistemático de recolha de dados   se designa por planificação estratégica, que não deve ser
        que, por sua vez, é possível graças ao facto de se dispor de   confundida com o plano de negócio. Esta planificação deve
        um sistema de gestão cuja implementação obedece às di‑  ser esmerada ao máximo, pois tal como o explorador, te‑
        retrizes de um plano de negócio.               remos de definir muito bem como realizar cada etapa, de
                                                       uma forma realista e alcançável. Tudo isto é descrito docu‑
        Plano de negócio para não se perder            mentalmente com a estratégia operativa, indicando todos
                                                       os pequenos objetivos que temos de alcançar que permi‑
          Então o que é exatamente um plano de negócio? Trata ‑se   tam, por sua vez, chegar a metas maiores.
        de uma ferramenta para a gestão, que confere sentido à
        existência e funcionamento de uma empresa, e além disso   Comunicação ótima
        permite visualizar as grandes metas da mesma, de forma a
        que nos mostre o caminho a seguir. Por vezes este caminho   Na aventura empresarial dos centros veterinários, há que
        pode tornar ‑se confuso e difuso. Com um plano de negó‑  ter muito presente dois fatores imprescindíveis: os recursos
        cios será fácil desviar ‑se do mesmo e redirecionar para um   humanos que constituem as equipas profissionais, e os
        caminho diferente do inicialmente previsto. Mas, tal como   utilizadores da empresa, ou seja, os clientes proprietários
        um explorador, o empresário dispõe de uma bússola ou   dos animais, portanto, as relações com os clientes têm que
        um GPS se assim o preferir, que lhe indicará quando se está   ser o mais perfeitas possíveis, e isto consegue ‑se através do
        a desviar antes mesmo de perder de vista o caminho, ou,   desenvolvimento das habilidades comunicativas por parte
        o que é pior, despenhar ‑se por uma ribanceira sem ver a   dos integrantes da equipa profissional que tem como ob‑
        causa da intensa queda.                        jetivo satisfazer as suas necessidades. A outra variável da
          Para que esta recolha de dados seja fiável, e especialmen‑  equação é a própria equipa profissional, que tem de fun‑
        te a sua interpretação, o empresário veterinário necessita   cionar verdadeiramente como tal, com um ou vários líderes
        de ter conhecimentos sobre finanças básicas. Há que saber   que a motivem. Portanto, também são importantes as rela‑
        o que se fatura e o que se gasta, mas também como e qual   ções dentro da equipa, o que requer que a comunicação
        a tendência. As receitas dependem de algumas variáveis, de   seja eficaz e eficiente, para além de assegurar uma boa
        acordo com seguinte expressão, reportadas a um determi‑  resolução dos conflitos que podem surgir no seu seio. Uma
        nado período:                                  parte deste grande mundo da comunicação é o marketing,
          Receitas = Número de clientes x gasto médio por visita   que não é se não uma arte de comunicar com os clientes,
        x número de visitas                            existentes e potenciais, a oferta de serviços do centro vete‑
                                                       rinário, com a pretensão de satisfazer as suas necessidades.
        Indicadores chave de gestão
          Há que portante explorar e analisar todos os fatores que   Documentar a informação
        podem afetar cada uma destas três variáveis. É muito exaus‑
        tivo e enfadonho analisar dado por dado. Então, para evitar   Por último, para encerrar o ciclo com o qual se abriu este
        uma sobrecarga de trabalho que de outro modo conduziria   artigo, um bom plano de negócios tem de assegurar que
        ao abandono das tarefas diretivas, trabalha ‑se com os indi‑  os processos internos, e também os referentes às relações
        cadores chave de gestão ou KPI’s (Key Performance Indi‑  com os clientes nas suas diferentes formas, se produzem
        cators). Trata ‑se de fórmulas simples de rácios ou percen‑  da maneira mais eficiente para conseguir os objetivos e
        tagens cujos resultados expressam a idoneidade ou não da   metas definidas na estratégia da empresa.
        situação empresarial. O ideal é dispor de um quadro de   Portanto, dispor de toda a informação vital para a empre‑
        comando integral onde se integram todos os dados econó‑  sa, de forma detalhada e documentada, representa uma
        micos e de produção de forma automática à medida que   grande ajuda para os proprietários do centro veterinário no
        se geram como consequência da atividade empresarial. Isto   seu objetivo de melhorar os seus resultados empresariais.
        por sua vez gera os resultados dos KPI’s, que atuam como   Assim, podem ‑se adaptar ao seu ritmo de crescimento sem
        verdadeiros sentinelas, avisando quando nos estamos a   que exista uma quebra na rentabilidade. Também é uma
        afastar do caminho. Logicamente, se enquanto caminhamos   excelente opção para centros que já levam muito tempo
        não verificamos o GPS ou a bússola, poder ‑nos ‑emos per‑  com crescimentos discretos e, por último, por não?, para
        der no meio da neblina sem que tenhamos a menor possi‑  planificar saltos estratégicos, como por exemplo, de clínica
        bilidade de o evitar.                          para hospital. o


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