Page 37 - Clinica_Animal_1-2018
P. 37
MARKETING 37
cia geral no funcionamento da empresa. Necessariamen‑ Planificação estratégica
te, o facto de se incorporar uma pessoa que se especia‑ Mas, que caminho a seguir? Como saberemos qual é? Tal
lizaria neste tipo de tarefas, melhoraria não só a como o explorador, antes de partirmos, temos de ter estu‑
eficiência, como também a eficácia dos processos que dado os mapas, analisado a dificuldade da orografia, saber‑
se realizam na clínica. mos se fisicamente estamos preparados para realizar o
Este exemplo pretende ilustrar a diferença que pode mar‑ caminho e se contamos com os recursos necessários para
car o facto de se ter implementado um sistema de gestão alcançar com êxito a nossa meta final. Isto faz tudo parte
na clínica. Como este, podem ‑se citar muitos outros, mas de um estudo e investigação que idoneamente se deveria
todos os que ilustremos terão sempre algo em comum: realizar antes de iniciar a aventura empresarial, especial‑
derivam de uma análise da situação atual no centro graças mente se pretendemos sobreviver com êxito. Isto é o que
à existência de um método sistemático de recolha de dados se designa por planificação estratégica, que não deve ser
que, por sua vez, é possível graças ao facto de se dispor de confundida com o plano de negócio. Esta planificação deve
um sistema de gestão cuja implementação obedece às di‑ ser esmerada ao máximo, pois tal como o explorador, te‑
retrizes de um plano de negócio. remos de definir muito bem como realizar cada etapa, de
uma forma realista e alcançável. Tudo isto é descrito docu‑
Plano de negócio para não se perder mentalmente com a estratégia operativa, indicando todos
os pequenos objetivos que temos de alcançar que permi‑
Então o que é exatamente um plano de negócio? Trata ‑se tam, por sua vez, chegar a metas maiores.
de uma ferramenta para a gestão, que confere sentido à
existência e funcionamento de uma empresa, e além disso Comunicação ótima
permite visualizar as grandes metas da mesma, de forma a
que nos mostre o caminho a seguir. Por vezes este caminho Na aventura empresarial dos centros veterinários, há que
pode tornar ‑se confuso e difuso. Com um plano de negó‑ ter muito presente dois fatores imprescindíveis: os recursos
cios será fácil desviar ‑se do mesmo e redirecionar para um humanos que constituem as equipas profissionais, e os
caminho diferente do inicialmente previsto. Mas, tal como utilizadores da empresa, ou seja, os clientes proprietários
um explorador, o empresário dispõe de uma bússola ou dos animais, portanto, as relações com os clientes têm que
um GPS se assim o preferir, que lhe indicará quando se está ser o mais perfeitas possíveis, e isto consegue ‑se através do
a desviar antes mesmo de perder de vista o caminho, ou, desenvolvimento das habilidades comunicativas por parte
o que é pior, despenhar ‑se por uma ribanceira sem ver a dos integrantes da equipa profissional que tem como ob‑
causa da intensa queda. jetivo satisfazer as suas necessidades. A outra variável da
Para que esta recolha de dados seja fiável, e especialmen‑ equação é a própria equipa profissional, que tem de fun‑
te a sua interpretação, o empresário veterinário necessita cionar verdadeiramente como tal, com um ou vários líderes
de ter conhecimentos sobre finanças básicas. Há que saber que a motivem. Portanto, também são importantes as rela‑
o que se fatura e o que se gasta, mas também como e qual ções dentro da equipa, o que requer que a comunicação
a tendência. As receitas dependem de algumas variáveis, de seja eficaz e eficiente, para além de assegurar uma boa
acordo com seguinte expressão, reportadas a um determi‑ resolução dos conflitos que podem surgir no seu seio. Uma
nado período: parte deste grande mundo da comunicação é o marketing,
Receitas = Número de clientes x gasto médio por visita que não é se não uma arte de comunicar com os clientes,
x número de visitas existentes e potenciais, a oferta de serviços do centro vete‑
rinário, com a pretensão de satisfazer as suas necessidades.
Indicadores chave de gestão
Há que portante explorar e analisar todos os fatores que Documentar a informação
podem afetar cada uma destas três variáveis. É muito exaus‑
tivo e enfadonho analisar dado por dado. Então, para evitar Por último, para encerrar o ciclo com o qual se abriu este
uma sobrecarga de trabalho que de outro modo conduziria artigo, um bom plano de negócios tem de assegurar que
ao abandono das tarefas diretivas, trabalha ‑se com os indi‑ os processos internos, e também os referentes às relações
cadores chave de gestão ou KPI’s (Key Performance Indi‑ com os clientes nas suas diferentes formas, se produzem
cators). Trata ‑se de fórmulas simples de rácios ou percen‑ da maneira mais eficiente para conseguir os objetivos e
tagens cujos resultados expressam a idoneidade ou não da metas definidas na estratégia da empresa.
situação empresarial. O ideal é dispor de um quadro de Portanto, dispor de toda a informação vital para a empre‑
comando integral onde se integram todos os dados econó‑ sa, de forma detalhada e documentada, representa uma
micos e de produção de forma automática à medida que grande ajuda para os proprietários do centro veterinário no
se geram como consequência da atividade empresarial. Isto seu objetivo de melhorar os seus resultados empresariais.
por sua vez gera os resultados dos KPI’s, que atuam como Assim, podem ‑se adaptar ao seu ritmo de crescimento sem
verdadeiros sentinelas, avisando quando nos estamos a que exista uma quebra na rentabilidade. Também é uma
afastar do caminho. Logicamente, se enquanto caminhamos excelente opção para centros que já levam muito tempo
não verificamos o GPS ou a bússola, poder ‑nos ‑emos per‑ com crescimentos discretos e, por último, por não?, para
der no meio da neblina sem que tenhamos a menor possi‑ planificar saltos estratégicos, como por exemplo, de clínica
bilidade de o evitar. para hospital. o
1 CLÍ
CLÍNICANICA
ANIMALAL
1 ANIM